quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Criando Facilidades no seu Teste - Teste Automatizado iOS

Irei falar um pouco da minha experiência até agora com testes automatizados em iOS.

Depois do meu último artigo sobre testes automatizados em iOS, tive algumas idéias que agilizou e muito o meu trabalho.

Uma das coisas que mudou, foi a forma de organizar o script de teste.
Pensei de como seria mais fácil se tivesse um "API" de teste, um script onde pudesse colocar todos os comandos, e no meu teste simplesmente chamasse a função.

No que isso me ajudou? 
Como hoje estou automatizando dois aplicativos em iOS, consegui usar o mesmo script "API" para ambos.

Deixa eu dar um exemplo:
Em um determinado momento, precisei rolar a tela para esquerda e depois a tela para direita.

O que fazia antes, era colocar o código no teste. Se desse algum problema, ou se o elemento que manipulo mudasse por algum motivo, teria que ir alterando em todos os scripts onde uso.



Foi então que organizei da seguinte forma: tenho um arquivo de nome commands, onde coloco todos os códigos.


Ainda fiz um pouco a mais nesse código.
Como o elemento a ser manipulado no app poderia mudar de um para o outro, fiz um tratamento.

Mas como isso me ajudou?

No script onde tenho que executar o teste, faço simplesmente assim:

telaDireita(x);
telaEsquerda(x);
           x é o número de vezes que o código será executado

Não preciso mais escrever o código todo toda vez que preciso usar. Basta chamar a função telaDireita(x) que o código será executado.

Um outro benefício, é que onde você executa o seu teste automatizado, o código fica muito mais "limpo".



Repare como o código fica muito mais fácil de entender e dar manutenção.
Usando o mesmo princípio da função telaEsquerda e telaDireita, usei funções para outro comandos.

Assim, você consegui poupar muito mais tempo para a próxima funcionalidade a ser automatizada.

Abraços e até a próxima! 
 ________________________________________

Gostou? Compartilhe


br.linkedin.com/pub/silas-fellipe/24/33a/950

Nenhum comentário:

Postar um comentário