Partindo do princípio que os desenvolvedores estão desenvolvendo aplicativos de alta qualidade, cabe nós, Analistas de Teste "provar" a qualidade do aplicativo. E como podemos provar que há qualidade no aplicativo?
O que podemos provar, é a "falta" de qualidade, testando o aplicativo e mostrando que há falhas.
Mas já sabemos que não há tempo hábil para testar tudo (e também é impossível), mas temos que tentar testar o máximo possível.
Por isso, temos que ter um bom planejamento de teste, pois estamos tratando com a qualidade do aplicativo. Caso contrário, poderá gerar críticas ruins , destruir a reputação com classificações baixas, que irá levar outros usuários a optar por aplicativos concorrentes.
Com um bom plano de teste, iremos testar as questões mais cruciais do aplicativo.
Mas mesmo depois de fazer um bom planejamento, ainda na cabeça de alguns desenvolvedores, o teste é visto como um poço sem fundo, onde muitos testes desnecessários são realizados ou sem um motivo bom ou claro.
Separei alguns testes simples, porém importantes, que muitas das vezes são esquecidos.
Lembrando que essa ainda é a primeira parte.
Clique aqui para baixar os Critérios de Aceitação - Primeira Parte
Abraços e até a próxima!
________________________________________
Gostou? Compartilhe
Abraços e até a próxima!
________________________________________
Gostou? Compartilhe
Olá Silas!
ResponderExcluirA publicação e a planilha de Testes ficaram ótimas!
Parabéns e obrigado por compartilhar o seu conhecimento!
Olá Silas!
ResponderExcluirA publicação e a planilha de Testes ficaram ótimas!
Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Silas,
ResponderExcluirMuito bom o artigo! Trabalho com aplicativos a algum tempo e estes cenários são de essencial importância para incluir nos nossos roteiros.
Além disso, acrescentaria os cenários em modo avião e com permissões negadas ou parcialmente aplicadas (no caso de iOS).
Em mobile, não só as funcionalidades devem ser focadas, mas também a compatibilidade com o dispositivo que pode ser muito variada! Bons feedbacks ao usuário também são fundamentais! Pois qualquer erro de integração, instabilidade temporária ou serviço de terceiros, pode acarretar em uma má avaliação do aplicativo.
Quando falamos em mobile a experiência do usuário torna-se um fator crítico, pois o público alvo é bem variado, importante deixar em mente que um usuário super leigo pode utilizar o seu produto.
Ansioso pelos próximos posts! Se precisar de alguma contribuição estou a disposição.
Bacana o compartilhamento dos cenários de aceitação :)
ResponderExcluirMuito bom o seu texto!
ResponderExcluir