quinta-feira, 30 de julho de 2015

5 dicas para um teste eficiente em games para dispositivos mobile

Existem algumas diferenças significativas entre testar um aplicativo e um game para dispositivos mobile.

Por esse motivo, listei 5 dicas para um teste eficiente em games.


1 - Funcionalidade e interface do game com usuário - não se esqueça que o sucesso do game vai depender diretamente da interface do usuário. O apelo visual e jogabilidade são os principais componentes para o sucesso do game.

Enquanto estiver testando a interface do game, teste primeiramente os seguintes itens:
  • Layouts de interface do usuário - como regra, todos os games devem funcionar em diferentes tamanhos e resoluções de tela. Toda vez que há alterações no layout, é necessário realizar o teste de regressão, a fim de garantir que o game ainda funcione.
  • Orientação da tela - as vezes pode tornar um problema sério para os games. A fim de evitar tais problemas, certifique-se que o game funcione normalmente nos modos retrato e paisagem.
  • Resolução de tela - para não ter problemas gráficos no game (distorções do gráfico), teste o game nos dispositivos com várias resoluções de tela

2 - Teste de desempenho do game - para realizar esse tipo de teste, o uso de aparelhos reais é necessário. Além disso, tente criar testes longos para observar, por exemplo: o quanto de bateria é usado; falta de memória ou superaquecimento quanto se está jogando.  

3 - Usabilidade e experiência do usuário no game - também irá precisar de aparelhos reais para testar o fluxo de usabilidade e navegação do game, a fim de compreender corretamente como está a usabilidade e o tempo de resposta.
Também é muito importante testar o fluxo no máximo de aparelhos que conseguir, para identificar possíveis problemas de "engasgos" no fluxo.
O teste de desempenho do game é essencialmente importante, pois a experiência do usuário depende diretamente dele.

4 - Multiplayer - atualmente, o modo multiplayer é um recurso muito popular entre os games. Para realizar o teste nessa funcionalidade pode tornar-se um desafio. Testar o máximo de cenário possíveis, e prolongar o tempo do teste irá influenciar na qualidade do game.
E novamente nesse tipo de teste, ter aparelhos reais irá só aumentar o confiabilidade do game. Também é importante testar o multiplayer em diferentes plataformas, se for aplicável.

5 - Integrações com as redes sociais - pode ser considerado uma parte muito importante do game. Os usuários devem ter a oportunidade de compartilhar os resultados com seus amigos nas redes sociais. 
Afim de garantir o máximo possível da qualidade da funcionalidade, tente usar diferentes aparelhos.
O compartilhamento poderá funcionar como propaganda gratuita para o seu game.

Um item muito importante que se aplica a todos os passos citados acima é:
Tente usar diferentes aparelhos com diferentes versões do sistema operacional


Abraços e até a próxima! 
 ________________________________________

Gostou? Compartilhe

br.linkedin.com/pub/silas-fellipe/24/33a/950


2 comentários:

  1. Legal na parte de desempenho, colocar a parte de comunicação (3G, WiFi). Se é algo que fica com um sempre ativo solicitando coisas não assincronas, é problématico....No demais, belo post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa....é muito importante sim.
      Mas como são dicas rápidas, não coloquei.
      Mas vc pode ver mais algumas dicas nesse artigo aqui:

      http://bugs-busters.blogspot.com.br/2015/01/falando-um-pouco-sobre-teste-manuais-em.html

      Abraços!!!!!

      Excluir