quinta-feira, 13 de agosto de 2015

7 passos para o desenvolvedor odiar você (teste)

Esse pequeno post descreve as más práticas na hora de relatar um bug por nós, testadores.

1 - Nenhuma informação adicional

Nunca forneça informações excessivo. Isso definitivamente vai enganar os desenvolvedores. Mantenha o mistério. Seja imprevisível. De qualquer maneira, eles são capazes para reproduzir o bug relatado com base na informação essencial no relatório.
Um bom exemplo seria: Alguns recursos não funcionam.
Bem, pode ser um pouco confuso...mas quem se importa?

2 - Priorize todos os bugs como critico

É simples. Quando você prioriza um bug como normal, ninguém vai corrigir. Quando você prioriza um bug como crítico, os desenvolvedores irão perceber rapidamente como é importante e corrigir imediatamente.
Então, não há razão para perder o seu tempo na priorização e investigar a importância de cada bug quando você pode simplesmente marcar todos eles como crítico.
Atribuir 90% dos bugs como importante ou crítico irá acelerar o processo de correção de forma significativa. Isso é ser Ágil.


3 - Não relate novos bugs. Simplesmente reabra o antigo

Quando você encontra um novo bug que de alguma forma se parece com um já resolvido, não perca seu tempo na criação de um novo bug. Simplesmente reabra o antigo. Isso é ser ágil, e irá  limitar o número de erros listados e tornar a vida dos desenvolvedores mais simples (basta pensar assim: 30 erros ao invés de 300).
Os desenvolvedores serão gratos quando estiverem procurando novos bugs e encontrar apenas os bugs antigos.

4 - Combine múltiplos bugs

Um conjunto de erros semelhantes podem ser todos listados em um único bug, o que poupa muito do seu tempo. O mesmo não pode ser dito sobre o tempo do desenvolvedor. Mas quem sem importa não é?!

5 - Não há novas funcionalidades ou melhorias

Não fique confuso por algumas questões específicas que aparecem como características não declaradas. Tudo que você encontrar é um bug. Você é um tester, e sua tarefa é encontrar erros. 

6 - Estimular a criatividade

Relatório de bug é definitivamente uma ótima maneira de se comunicar ou concentrar a atenção de um desenvolvedor em alguns aspectos. Relate bug como crítico e digite "o recurso xxx não é fácil de usar. Verifique isso".
Assim os desenvolvedores terão que estimular a criatividade para resolver o teu problema.

7 - Breve descrição de bugs

Quanto mais curto melhor. Na verdade, não há necessidade de abrir a descrição de um problema em particular, pois todos os aspectos cruciais estão em sua mente. Tente descrever em duas ou cinco palavras no máximo. Não desperdice seu tempo em especificar qual botão na página funciona de maneira errada. Basta informar "botão errado" ao relatar o bug. Não parece ser bastante óbvio?

Basta seguir esses passos para ter seu nome na lista negra dos desenvolvedores.


Abraços e até a próxima! 
 ________________________________________

Gostou? Compartilhe

br.linkedin.com/pub/silas-fellipe/24/33a/950

Nenhum comentário:

Postar um comentário